quarta-feira, 8 de abril de 2009

The Good, The Bad, The Weird

Com influência visível do western italiano, como pode ser visto no próprio título(referencia clara ao western The Good, The Bad, The Ugly de Sergio Leone), mas também seguindo tendências do cinema moderno. The Good, The Bad, The Weird apesar de vestido de western e perde o ar cômico que os filmes orientais(sul coreano nesse caso) de ação têm, seja pela cara de alguns personagens ou pelas situações em que eles se metem.



Muita ação, câmera ativa, personagens interessantes, história razoável e segunda parte do filme louca. Isso resume bem as sensações que tive ao ver esse filme, como não vi todo de uma vez, tive que parar de ver o filme pouco depois da metade e terminar de vê-lo no outro dia e notei diferenças de qualidade entre as duas partes. Claro que esse corte pode ter influenciado na minha percepção, mas mantenho minha primeira impressão, o filme começa muito bem, se desenrola divertindo muito mas se perde no final. Não que seja uma porcaria, mas prometia mais, até a trilha que até então casava muito bem com as cenas de ação em poucos momentos da segunda parte conseguiu repetir isso.



Outra coisa no filme os três atores principais se saem bem, com destaque pro Song Kang-ho, que fez o doidinho de The Host, o pai da menina capturada pelo monstro, o cara é uma figura, vou até procurar outros trabalhos dele pra assistir, aliás outros filmes sul coreanos. Mas uma coisa é certa o cinema sul coreano vem, cada vez mais, com filmes bem interessantes, por exemplo, OldBoy, The Host e "Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring" (esse depois eu falo melhor). Isso dos que eu vi, que foram poucos.



Avaliação: "Mais ou menos"



Ficha Técnica: Joheunnom Nabbeunnom Isanghannom, Coréia do Sul, 2008

Sinopse

Em 1930, a Manchúria era uma terra de ninguém. No deserto cortado por trens a vapor e repleto de armas e ópio, reinava a lei do mais forte. Tae-goo, ladrão de trens profissional, descobre em um de seus assaltos um mapa do tesouro destinado a um alto dignatário japonês. Chang-yi, assassino líder de um grupo de bandidos, é pago para recuperar o mapa. Por fim, Do-won, caçador de recompensas, está disposto a pegar o mapa pra si. Neste jogo de gato e rato com estilo de western oriental, surgem ainda o exército japonês e os gângsters coreanos.



Título em inglês: The Good, the Bad, and the Weird

Direção: Ji-woon Kim

Roteiro: Ji-woon Kim, Min-suk Kim

Gênero: Western

Duração: 120 minutos

Elenco: Jung Woo-sung (Do-won, o bom), Lee Byung-hun (Chang-yi, o mau), Song Kang-ho (Tae-goo, o bizarro)

IMDb


















Nenhum comentário: