sábado, 9 de maio de 2009

Hunger

O filme ganha um "Vale a Pena" por vários motivos, primeiro o cinema é de arte, quase teatral, filmado quase todo em uma única localidade, presídio Maze(uma espécie de Guantánamo) na Irlanda do Norte, 1981. Lá entre outros está preso Bobby Sands, republicano irlandês, membro do IRA, um dos líderes do movimento republicano na irlanda. A questão é, só sei disso porque procurei saber, o filme mostra a revolução que Booby fez no presídio, a responsabilidade sobre o movimento que ele afirmava ter e o que ele resolver fazer pra fortalezar esse movimento.

O filme passa sem diálogos, só com imagens fortes de como era o dia a dia de um dos políciais de Maze e de como eram tratados os prisineiros, mas o filme tem no seu núcleo a cena que mostra toda a essência do filme, take longo, 22 minutos, muito cigarro, onde Booby espõe para todos o que em mente, depois disso é pura entrega do ator à personagem que, claro, só funciona por estar num contexto. Melhor não falar mais nada, mas é aí que título vem a tona.



Avaliação: "vale a Pena"



Ficha Técnica: Hunger, Irlanda, 2008

Sinopse:

Drama que descreve as seis últimas semanas de vida do irlandês Bobby Sands, que fez greve de fome e liderou um dos mais violentos motins no presídio Maze, Irlanda do Norte, em 1981.



Direção: Steve Mcqueen

Roteiro: Steve McQueen, Enda Walsh

Duração: 96 minutos

Gênero: Drama

Elenco: Michael Fassbender, Liam Cunningham, Stuart Graham, Liam McMahon

IMDb

Nenhum comentário: