terça-feira, 26 de maio de 2009

Suck My Geek!

Muito legal esse documentário francês sobre a cultura Geek, vi ontem no Multishow e indico pra galera que curte qualquer coisa dessa área. Eles comentam sobre grandes ícones e falam de experiências próprias. O documentário é composto quase que completamente por franceses, tendo a participação do ator/comediante inglês Nick Frost e do diretor americano Kevin Smith, um geek assumido.

Sem contar que o filme é cheio de dicas sobre filmes, quadrinhos, livros, animação, etc, é só ficar ligado.

Normalmente eu coloco no final o trailer do filme, mas achei no vimeo o documentário todo...em francês claro!!!! kkkkkk



Avaliação: "Vale a Pena"



Ficha Técnica: Suck my Geek, França, 2008

Sinopse:

Documentário que aborda a vida e os hobbies das pessoas chamadas de "geeks", ou seja, aficionados por heróis de histórias em quadrinhos, filmes de ficção científica, RPG, entre outros.



Diretores: Xavier Sayanoff, Tristan Schulmann

Gênero: Documentário

Duração: 50 min

iMDB



Trailer:



Tokyo!

Coloquei que o filme vale a pena pela estranheza das histórias. Estranheza no roteiro, nos personagens e principalmente em como as histórias são contadas, sempre tendo Tokyo como ambiente, os filmes mostram, "como quem não quer nada", coisas curiosas da cidade, mas no geral Tokyo não é o personagem principal das histórias, algo que eu notei também no filme que iníciou essa leva de filmes sobre grandes cidadas, o Paris Je t'aime.

Pra deixar bem claro, o último filme, "Shaking Tokyo", é o mais interessante, a história é bem original(o que não significa que seja menos estranha) e por ele já cale a pena baixar o filme. Não tem nada de coincidência que essa última parte é roteirizada e dirigida pelo cara que fez o The Host, que é um filme muito bom!!

Não achei as sinopses em português e eu que não ia escrever, então, vai em inglês mesmo



Avaliação: "Vale a Pena"



Ficha Técnica: Tokyo!, França/Japão/Alemanha/Coreia do Sul, 2008

Sinopse:

In Tokyo!, three visionary directors (Michel Gondry, Leos Carax and Bong Joon-ho) come together for an omnibus triptych examining the nature of one unforgettable city as it’s shaped by the disparate people who live, work (and run amok) inside an enormous, constantly evolving, densely populated Japanese megalopolis -- the enchanting and inimitable Tokyo.

Interior Design (Michel Gondry). A young couple tries to set themselves up in Tokyo. The young man's ambition is clear -- to become a film director. His girlfriend, far more indecisive, cannot escape the vague feeling that she's losing control of her life. Directionless, both are beginning to go under in this vast city until the young woman, utterly alone, becomes the object of a bizarre transformation...

Merde(Leos Carax) A mysterious creature spreads panic in the streets of Tokyo by means of his provocative and destructive behavior. This man, dubbed "The Creature of the Sewers" by the media, arouses both passion and repulsion...until the moment he is captured...

Shaking Tokyo (Bong Joon-Ho) For more than 10 years, he's been a hikikomori. He lives shut up in his apartment, strictly limiting all contact with the outside world to an absolute minimum. When a pizza delivery girl faints in his home during an earthquake, the unthinkable happens -- he falls in love. Shortly after, he learns that the girl has in turn become a hikikomori. Will he dare cross the threshold that separates his apartment from the rest of the world?

Rhapsody, psychogeography, urban valentine, freak show, mindwalk and many other things, Tokyo! is a fantasy in three movements that will make you see one of the world’s greatest cities -- if not any city -- with a new point of view.



Diretores: Michel Gondry ("Interior Design")

Leos Carax ("Merde")

Joon-ho Bong ("Shaking Tokyo")

Gênero: Drama

Duração: 112 min

Roteiros: Joon-ho Bong ("Shaking Tokyo")

Leos Carax ("Merde")

Michel Gondry ("Interior Design")

Gênero: Drama

Duração: 112 min

iMDB

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Choke

Choke é uma história de superação e "volta por cima" mascarada num roteiro meio louco. Victor Mancini trabalha num parque temático da época colonial, desde que largou a facudade de medicina, sua mãe está clínica, com Alzheimer e pra completar ele é viciado em sexo, frequenta um grupo de apoio. É nesse ambiente insano que a história(com flashbacks da sua infância) de Victor Mancini se desenrola.

O Clark Gregg é daqueles casos de pessoa que vc não dá nada uhauhauhaha, o cara vai o ex-marido da Christine, no seriado "The Adventures of Old Christine", com a Julia Louis-Dreyfus, tem uma cara lavada, bom ator, mas que eu não também escrevia e dirigia, esse é seu segundo filme. Pra ficar registrado o filme é baseado no livro homônimo do Chuck Palahniuk, que foi o cara que escreveu Fight Club.



Avaliação: "Mais ou menos"



Ficha Técnica: Choke, EUA, 2008

Sinopse:

Victor Mancini é um jovem que abandona a faculdade de medicina para colocar em prática um plano engenhoso a fim de conseguir dinheiro para pagar o tratamento da mãe idosa que sofre do mal de Alzheimer. A idéia do rapaz é entrar em vários restaurantes e, em cada um deles, fingir que engasga com a comida correndo o risco de morrer. Evidentemente ele não conta com isso. Ao contrário, ele é salvo pelos donos do local que, sentindo-se responsáveis pela vida do cliente, passam a enviar cheques polpoudos para lhe sustentar. Enquanto não está aplicando o golpe, Victor tenta se curar de seu vício sexual e se diverte em parques temáticos.



Direção: Clark Gregg

Roteiro: Clark Gregg, Chuck Palahniuk

Gênero: Comédia, Drama

Duração: 92 min.

Elenco: Sam Rockwell, Anjelica Huston, Clark Gregg, Kelly Macdonald, Brad William Henke

IMDb

Te Doy Mis Ojos

Esse filme é um achado, um achado de Augusto, bela dica. A história ultrapassa o que normalmente se aborda na relação violenta do marido com sua mulher, além de mostrar o comportamento da mulher, como ela se sente com tudo aquilo, todos os pensamentos contraditórios de odiar e amar a mesma pessoa, de sorrir e em um segundo chorar de medo, ele tenta estudar o que se passa na cabeça do marido, toda a insegurança e falta de controle de um individuo. Até os clichês do filme são bem colocados e são aliviados por atuações notáveis.

Seguindo também uma das principais características do cinema europeu, que diferente da americana não gosta de explicar tudo, de parecer didata, o filme vai correndo, as cenas novas vão aparecendo e o espectador vai montando todo o panorama na sua cabeça. Isso permite que o diretor tenha mais conflitos e foque no que realmente importa pra mensagem do filme. Vou atrás dos outros filmes da Icíar Bollaín, já que ela além de dirigir também escreveu a história.



Avaliação: "Vale a Pena"



Ficha Técnica: Te doy mis ojos, Espanha, 2003

Sinopse:

A história de uma mulher que, numa noite de inverno, foge de casa levando o filho e mais algumas poucas coisas. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada. Ela é tudo para ele. Ele diz, inclusive, que foi ela que lhe deu os seus olhos. Ao longo do filme, as personagens vão revelando um fascinante quadro familiar, através do qual saberemos quem é quem e onde os conceitos de lar, amor e proteção se confundem com inferno, dor e medo.



Direção: Icíar Bollaín

Roteiro: Icíar Bollaín, Alicia Luna

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 109 minutos

Elenco: Laia Marull (Pilar), Luis Tosar (Antonio), Candela Peña (Ana), Rosa María Sardà (Aurora), Kity Manver (Rosa)

IMDb













sábado, 9 de maio de 2009

Michael Clayton

Notei que ó estava faendo a ficha dos filmes que eu baixava ou ia ver no cinema, que sempre que via algum filme na TV simplesmente desprezava. Claro que alguns têm que ser desprezados mesmo :P, mas outros merecem lembrança.

Um deles é Michael Clayton, filme bem legal do novato Tony Gilroy, com o George Clooney. Trama cheio de mistério, bem encaixada e com atuações bem interessantes do próprio Clooney, do Tom Wilkison e principalmente da Tilda Swinton.



Avaliação: "Vale a Pena"



Ficha Técnica: Michael Clayton, EUA, 2007

Sinopse:

Michael Clayton (George Clooney) trabalha numa das maiores firmas de advocacia de Nova York, tendo por função limpar os nomes e os erros de seus clientes. Tendo trabalhado anteriormente como promotor de justiça e vindo de uma família de policiais, Clayton é o responsável por realizar o serviço sujo da firma Kenner, Bach & Ledeen, que tem Marty Bach (Sydney Pollack) como um de seus fundadores. Apesar de estar cansado e infeliz com o trabalho, Clayton não tem como deixar o emprego, já que o vício no jogo, seu divórcio e o fracasso em um negócio arriscado o deixaram repleto de dívidas. Quando Arthur Evans (Tom Wilkinson), o principal advogado da empresa, sofre um colapso e tenta sabotar todos os casos da U/North, uma empresa que é cliente da Kenner, Bach & Ledeen, Clayton é enviado para solucionar o problema. É quando ele nota a pessoa em que se tornou.



Diretor: Tony Gilroy

Roteiro: Tony Gilroy

Duração: 119 min

Gênero: Drama

Elenco: George Clooney, Sean Cullen, Tom Wilkinson, Tilda Swinton, Sydney Pollack, Michael O'Keefe

IMDb

Hunger

O filme ganha um "Vale a Pena" por vários motivos, primeiro o cinema é de arte, quase teatral, filmado quase todo em uma única localidade, presídio Maze(uma espécie de Guantánamo) na Irlanda do Norte, 1981. Lá entre outros está preso Bobby Sands, republicano irlandês, membro do IRA, um dos líderes do movimento republicano na irlanda. A questão é, só sei disso porque procurei saber, o filme mostra a revolução que Booby fez no presídio, a responsabilidade sobre o movimento que ele afirmava ter e o que ele resolver fazer pra fortalezar esse movimento.

O filme passa sem diálogos, só com imagens fortes de como era o dia a dia de um dos políciais de Maze e de como eram tratados os prisineiros, mas o filme tem no seu núcleo a cena que mostra toda a essência do filme, take longo, 22 minutos, muito cigarro, onde Booby espõe para todos o que em mente, depois disso é pura entrega do ator à personagem que, claro, só funciona por estar num contexto. Melhor não falar mais nada, mas é aí que título vem a tona.



Avaliação: "vale a Pena"



Ficha Técnica: Hunger, Irlanda, 2008

Sinopse:

Drama que descreve as seis últimas semanas de vida do irlandês Bobby Sands, que fez greve de fome e liderou um dos mais violentos motins no presídio Maze, Irlanda do Norte, em 1981.



Direção: Steve Mcqueen

Roteiro: Steve McQueen, Enda Walsh

Duração: 96 minutos

Gênero: Drama

Elenco: Michael Fassbender, Liam Cunningham, Stuart Graham, Liam McMahon

IMDb