Esse drama austríaco que se passa na Alemanha é mais um filme centrado na Segunda Guerra Mundial. Baseado no livro que conta o período que Adolf Burger passou nos campos de concentração e foi obrigado pelos nazistas a falsificar dinheiro.Diferente do livro o filme muda de personagem e principal e foca mais na vida do falsário Salomon Sally Sorowitsch, vivido pelo bom ator Karl Markovics, já que na verdade Burger (August Diehl - que fez o major alemão, Hellstrom, em Inglourious Basterds) era somente mais um dos ajudantes de Sally nas falsificações.
Complicado falar de mais um filme sobre o Holocausto, mas esse tenta fugir um pouco das histórias comuns, contato um fato real e bem importante pra história da guerra e que nuncq foi explorado. Claro que certos clichês não podem ser esquecidos, afinal os clichês existem, neste caso, muito porque tratam da realidade.
Cotação: Bom!
Minha nota no IMDb: 7
País: Áustria, Alemanha
Género: Drama, Guerra
Direção: Stefan Ruzowitzky
Duração: 98 min
Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0813547/
Sinopse:
História real da maior operação de falsificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. Em Berlim, o judeu Salomon Sally Sorowitsch (Karl Markovics) é conhecido como o rei da falsificação. Mas sua fase de sorte naufraga quando é preso por Friedrich Herzog (Devid Striesow). Levado para o campo de concentração Mauthausen, Salomon mostra sua habilidades e é transferido para Sachsenhausen. Lá encontra Herzog, que o coloca numa missão secreta. Salomon e um grupo de profissionais são forçados a produzir milhares de notas de dinheiro falso. Chamada de Operação Bernhard, o dinheiro seria para financiar a guerra e supostamente melhorar a economia alemã.
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário