quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Eagle Eye

Não há muito a se dizer sobre Eagle Eye. É um filme fácil que diverte como muitos. O filme até certo ponto ingênuo e acaba caindo no grupo de filmes previsíveis. Vale ver numa sessão perdida do telecine, porque cá entre nós ninguem vê mais "Sessão da Tarde".

Avaliação: "Mais ou menos"

Ficha Técnica: Eagle Eye, EUA, 2008
Sinopse:
Jerry Shaw (Shia LaBeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan) são dois estranhos cujos caminhos se cruzam depois de um telefonema feito por uma mulher desconhecida. Ameaçando a vida deles e de suas famílias, a misteriosa voz os coloca em uma série de situações crescentemente perigosas usando a tecnologia do dia-a-dia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Enquanto a situação se agrava, essas pessoas comuns tornam-se os fugitivos mais procurados do país, e precisam trabalhar juntos para descobrir o que realmente está acontecendo. Lutando por suas vidas, Jerry e Rachel viram brinquedos de um inimigo sem rosto que parece conseguir manipular tudo o que eles fazem.

Gênero: Ação, Suspense
Diretor: D.J. Caruso
Roteiro: John Glenn
Duração: 117 min
Elenco: Shia LaBeouf, Michelle Monaghan, Rosario Dawson, Billy Bob Thornton
iMDB

Reservoir Dogs

Como eu voltei a ver o Reservoir Dogs depois de muito tempo, e querendo ou não com uma visão totalmente diferente de cinema e do tabalho do Tarantino achei que era extremamente justo colocar ele nessa lista, foi algo muito próximo de ver o filme pela primeira vez. Isso chamou minha atenção pra alguns outros filmes que sei que são bons, mas que talvez eu não tenha visto todo o potencial do filme, por ser muito novo e não levar certas coisas em consideração quando vi.

E apesar de ser até uma experiencia diferente, não quer dizer que eu tenha algo a mais pra falar, sei lá eu acho que não preciso ficar falando que o filme é foda por isso ou por aqui, já que acredito que todo mundo viu. Posso citar uma coisa "nova" que só atentei agora, foi a trilha, e isso fica mais claro quando vc conhece trabalho do Tarantino nos seus outros filmes.

Recentemente tava ouvindo num podcast alguem falar sobre trilha de filme, mais especificamente sobre uma música que ganha fama por determinado filme e depois ganha um rótulo, - no caso o cara falava de "The Blower's Daughter" do Damien Rice que foi usada em "Close" e que quando ele escutou a música em "Il Caimano"(2006) do Nanni Moretti e notou que todo mundo lembrou da música na hora e achou até estranho - o cara citou na hora as música dos filmes do Tarantino que são totalmente tomadas por ele. Primeiro são música não tão convencionais e nem sempre são músicas novas, mas que encaixam com perfeição na situação e tornam a cena muito mais interessante.

Mas assim esse post foi mais pra chamar atenção ao fato de que é sempre bom buscar algum filme que vc já viu, em outra época, as vezes vc não entendeu muito bem ou então entendeu mas hj consegue assimilar melhor as coisas, sei lá, pode ser algo mais interessante. Sem contar que agora pode ser uma boa época pra fazer isso, normalmente começa agora a fase de blockbusters que apesar de até serem filmes bons chamam mais atenção por outras coisas.

Avaliação: "Foda"

Ficha Técnica: Reservoir Dogs, EUA, 1992

Sinopse:
Quentin Tarantino provou sua genialidade no cinema com o revolucionário "Pulp Fiction". Entretanto, alguns anos antes, ele estourou com "Reservoir Dogs". Um genial filme com diversos personagens caricatos. A história é sobre seis profissionais do crime que executam um ousado roubo a uma joalheria. Mas o plano acaba frustrado quando a polícia aparece. O que resta é a desconfiança que um passa a ter do outro. Qual deles será o traidor?

Diretor: Quentin Tarantino
Diretor: Quentin Tarantino
Gênero: Policial
Duração: 99 min
Elenco: Harvey Keitel (Mr. White/Larry)
Tim Roth (Freddy Newendyke/Mr. Orange)
Michael Madsen (Vic Vega/Mr. Blonde)
Chris Penn (Eddie)
Steve Buscemi (Mr. Pink)
Lawrence Tierney (Joe Cabot)
Kirk Baltz (Marvin Nash)
Edward Bunker (Mr. Blue)
Quentin Tarantino (Mr. Brown)
iMDB

Machuca

Avaliação: "Mais ou menos"

Ficha Técnica: Machuca, Chile / Espanha, 2004

Sinopse:
Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.

Diretor: Andrés Wood
Diretor: Andrés Wood
Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Elenco: Federico Luppi, Aline Küppenheim, Tamara Acosta
iMDB

Waltz with Bashir

Avaliação: "Mais ou menos"

Ficha Técnica: Waltz with Bashir, Israel / França / Alemanha, 2008

Sinopse:
Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enigma, Ari decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele tem necessidade de descobrir toda a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. E, quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembraças se tornam aterrorizantes e surreais.

Direção: Ari Folman
Roteiro: Ari Folman
Gênero: Animação
Duração: 87
iMDB

Be Kind Rewind

Avaliação: "Mais ou menos"

Ficha Técnica: Be Kind Rewind, EUA, 2008
Sinopse: Jerry (Jack Black) trabalha num ferro-velho e tem muitas dores de cabeça. Ele acha que isso é por causa da rede elétrica que passa ali. Seu plano para sabotar as instalações dá errado e, para piorar, seu cérebro fica magnetizado. Isso faz com que ele destrua todos os filmes disponíveis na locadora de seu amigo (Mos Def). Para satisfazer a cliente mais leal da loja, uma senhora idosa, Jerry e o amigo contam com a ajuda da população da cidade e recriam as principais cenas e diálogos de filmes como "O Rei Leão", "Hora do Rush", "Caça-Fantasmas", "Quando Éramos Reis", "De Volta para o Futuro", "Conduzindo Miss Daisy" e "Robocop", entre muitos outros. A dupla então se torna as maiores estrelas da vizinhança.

Gênero: Comédia
Diretor: Michel Gondry
Roteiro: Michel Gondry
Duração: 102 min
Elenco: Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow, Melonie Diaz, Irv Gooch, Chandler Parker, Arjay Smith
iMDB

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

The Big Lebowski

The Big Lebowski filme que conta como o mundo conspira contra o seu personagem principal, Jeffrey "The Dude" Lebowski. A história é muito louca, aquele tipo de filme que o absurdo reina, mas as tiradas são sensacionais. Muito legal mesmo o filme, dude!



The Big Lebowski é um dos filmes mais legais dos irmãos Coen. Feito numa época em que o Joel Coen ainda assinava sozinho como diretor e o seu irmão Ethan ainda ficava somente como um dos roteiristas.



Os irmãos costumam lançar um filme mais leve depois de um trabalho carregado(como aconteceu agora lançando a comédia Burn After Reading depois do No Country for Old Man), nesse caso o The Big Lebowski veio depois do grande sucesso de crítica Fargo.



Pra finalizar vou ressaltar a atuação do Jeff Bridges como "The Dude" e principalmente do John Goodman, como o melhor amigo e companheiro de boliche do Lebowski. Lembrando que o Flea, do chili peppers, aparece no filme :P



Avaliação: "Vale a Pena"



Ficha Técnica: The Big Lebowski, EUA, 1998



Sinopse:

Um conjunto de peculiares personagens interpretados por Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Steve Buscemi, John Turturro, mostram-nos como um simples erro de identidade criou uma das mais incríveis e excêntricas comédias da actualidade.

1991, Los Angeles, Jeff Lebowski um frouxo desajeitado e entusiasta jogador de bowling vê a sua casa arrombada por dois brutamontes que julgam estar perante o multimilionário Jeffrey Lebowski, no intuito de reaver a dívida que a mulher tem para o pornógrafo Jackie Treehom. Mas enganaram-se, bateram na porta errada, este não passa de um desempregado que se auto-intitula "The Dude".

Mas o seu azar é tanto que quando decide visitar o tão procurado Lebowski em vez de receber a tão esperada recompensa vê-se envolvido no rapto da mulher deste.

A grande confusão só agora iria começar.



Diretor: Joel e Ethan Coen

Gênero: Comedia

Duração: 117 min

Elenco: Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Steve Buscemi, Philip Seymour Hoffman, John Turturro, Peter Stormare, Tara Reid, Sam Elliott

iMDB

Das Leben Der Anderen(The Lives of Others)

Vencedor do oscar de melhor filme estrangeiro em 2007, essa produção modesta de Florian Henckel von Donnersmarck apesar de se passar na Alemanha Oriental de 84(pra icar mais claro, antes da queda do muro de berlim!) e de mostrar um funcionário do serviço secreto investigando o dia a dia de um casal de artistas famosos, o filme não entra na categoria de filme político.



O agente Wiesler (Ulrich Mühe), que assume a tarefa de ficar do outro lado da rua ouvindo todos os segredos, intimidades e rotinas de Dreyman e sua namorada. A admiração pelo artista, bem como os questionamentos críticos ao sistema, que Wiesler começa a desenvolver, farão o agente deixar de lado suas atribuições como espião e tomar diferentes decisões e posturas.



Avaliação: "Vale a Pena"



Ficha Técnica: Das Leben Der Anderen, Alemanha, 2006



Sinopse:

Nos anos 80, quando a Alemanha ainda era dividida, o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman (Sebastian Koch) e sua companheira, a famosa atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), vivem em meio à elite intelectual da Alemanha Oriental. Quando o Ministro da Cultura (Thomas Thieme) se interessa pela atriz, o agente do serviço secreto Wiesler (Ulrich Mühe) recebe a missão de observar o casal, mas sua vida o seduz muito mais do que sua missão.



Direção: Florian Henckel von Donnersmarck

Gênero: Drama

Duração: 137 minutos

Elenco: Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Ulrich Tukur, Thomas Thieme

iMDB













Persépolis

Persépolis é o graphic novel autobiográfica escrito por Marjane "Marji" Satrapi que deu origem a essa animação francesa, roteirizada e dirigida por sua autora em cooperação com Vincent Paronnaud.



Sou um pouco suspeito pra falar, tenho os livros da Marjane e Persépolis é um dos meus graphic novels favoritos. A história da infância e adolescência da Marjane, como sua adimiração pela família, medo de descepcioná-los, problemas de morar em um país em guerra e como depois sobreviver em uma cultura completamente diferente da dela. Além disso, serve de pretexto pra mostrar muita coisa que estava acontecendo no irã na época.



Persépolis chama muita atenção por se tratar de uma cultura que não conhecemos muito bem, de como é crescer com tudo aquilo a sua volta.



O título, segundo o site do filme, é o nome "da capital persa fundada no século 6 A.C. e que depois foi destruída por Alexandre, o Grande. É um lembrete de que há ali uma antiga e importante civilização, assediada por vários invasores ao longo da história mas que segue firme até hoje. E segue muito mais profunda e complexa do que a visão atual do Irã como uma cultura única de fundamentalismo, fanatismo e terrorismo."



Avaliação: "Vale a Pena"



Ficha Técnica: Persepolis, França/EUA, 2007



Sinopse:

Teerã 1978: Marjane, é uma menina de oito anos que sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduziram à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos ?Guardiões da Revolução?, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, sonha em se transformar numa revolucionária. Pouco depois, a cidade é bombardeada durante a guerra contra o Iraque. Com as restrições impostas pelo conflito e o desaparecimento rotineiro de membros da família e entes queridos, a repressão torna-se cada dia mais severa. Como o ambiente fica a cada dia mais perigoso, a rebeldia de Marjane sugere um grave problema. Seus pais decidem mandá-la para a Áustria, para sua própria proteção.



Gênero: Animação

Diretor: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud

Roteiro: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud

Duração: 95 min

Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Simon Abkarian, Gabrielle Lopes Benites, Gabrielle Lopes

iMDB













sábado, 14 de fevereiro de 2009

Slumdog Millionaire

Talvez pra indicar esse filme bastasse falar que o seu diretor é o mesmo que fez "A Praia", "Extermínio" e o extremamente cult "Trainspotting", além disso Slumdog Millionaire é o melhor trabalho de Danny desde então.



O filme tem uma bela fotografia, o que pode ser explicado em parte pela locação, a índia retratada apesar de ser a parte bem pobre, fornece uma riqueza em cores bem legal. a trilha do filme é bem legal, sei que música indiana não é minha praia, mas uma coisa é certa, a trilha completa muito bem o filme.



Slumdog é um filme de superação, lição de vida, mas com romance, conflitos e uma pequena dose do improvável(que acompanha o cinema desde sempre!).



Sempre fico com pé atrás com o exagero, e não concordo que seja um filme pra se venerar, como a crítica vem fazendo, mas é um filme bom, muito bem feito, não só na edição, que intercala cenas de hoje com flashbacks, que mostram a vida do personagem principal, mas com também, como já falei, pelos belos trabalhos de fotografia e trilha sonora.



Um último comentário é sobre o casal do filme. Uma coisa que fica meio brega em filmes com romance é que na busca da simpatia do público pelo casal o filme acaba tornando o relacionamento entre eles meio piegas, com certas cenas que chamaria de "vergonha alheia", mas o Danny Boyle consegue fugir disso ao máximo, mesmo com o "relacionamento" entre eles começando quando eles ainda eram crianças.



Então é isso, vejam, vale a pena ver, não é por acaso que o filme concorre a 10 oscars e é o favorito a ganhar como melhor filme.



Avaliação: "Vale a Pena"



Ficha Técnica: Slumdog Millionaire, Inglaterra, 2008



Sinopse:

Um jovem de um bairro pobre de Mumbai, cidade da Índia, decide participar de um programa de perguntas e respostas na televisão. Mesmo sendo analfabeto, ele surpreende a todos ao ganhar o jogo, o que levanta suspeitas de que pode ter trapaceado. O que o rapaz queria, no entanto, era apenas reconquistar a garota que ele ama.



Direção: Danny Boyle, Loveleen Tandan

Gênero: Drama, Romance, Comédia

Duração: 120 min.

Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Rajendranath Zutshi, Jeneva Talwar

iMDB













sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

4 luni, 3 saptamani si 2 zile

O que mais impressiona nesse filme é a sutileza. Seguindo uma história relativamente simples, duas amigas tentando organizar o aborto de uma delas, o diretor mostra como uma Bucareste vive no regime comunista, mostrada na simples ação de comprar algo importado, ou como um prestador de serviço trata seu cliente, como se dá ao direito de exercer um certo tipo de invasão.

Sem falar de todo o trato com o "doutor" que foi chamado pra fazer o aborto.



Só pra falar um pouco do estilo de filmagem, a câmera é parada, "preguiçosa", takes longos, diálogos ordinários.



Avaliação: "Vale a Pena"



Ficha Técnica: 4 luni, 3 saptamani si 2 zile, Romênia, 2007



Sinopse

Na Romênia, durante os últimos dias do comunismo, Otilia e Gabita são estudantes e dividem o mesmo quarto num apartamento em Bucareste. Gabita está grávida. As jovens marcam um encontro com um certo senhor Bebe num hotel vagabundo. É lá que o homem irá realizar o aborto de Gabita. Mas, estranhamente, ele não aceita o dinheiro da moça e diz que fará aquilo por bondade.



Diretor: Cristian Mungiu

Roteiro: Cristian Mungiu

Gênero: Drama

Duração: 113 min.

Elenco: Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov, Alexandru Potocean

iMDB

Religulous

O Bill Maher é um comediante de "stand-up", que já teve alguns programas na TV, com um certa fama nos EUA. Há algum tempo fora da mídia, Bill resolveu fazer um documentário sobre religião(não somente sobre o catolicismo, como fica parecendo no início) contando com sua maneira debochada e engraçada de ser.



Bill não se intimida por crença nenhuma, nem por nenhuma história por mais milagrosa que pareça. Ele e sua equipe parecem bem preparados, podendo assim argumentar facilmente com qualquer um. Falo isso porque no filme alguns religiosos gostam de citar ou criar histórias como verdadeiras pra tentar provar alguma coisa.



Tem suas partes engraçadas, principalmente pelas figuras que o Bill encontra pelo seu caminho, por exemplo, Jose Luis De Jesus Miranda, ou somente "Jesus Miranda", que diz ser Jesus/Deus, algo assim. Sem falar do holandês que criou a igreja universal da cannabis :P



Avaliação: "Mais ou Menos"



Ficha Técnica: Religulous, EUA, 2008



Sinopse

O apresentador Bill Maher dá o seu depoimento sobre a religião no mundo todo nesse documentário. O diretor Larry Charles seguiu Maher ao redor do mundo para falar com as pessoas sobre religião e Deus.



Direção: Larry Charles

Roteiro: Bill Maher

Gênero: Documentário

Duração: 101 min.

iMDB













Gomorra

Dizem que o Cidade de Deus Italiano, que mostra a máfia da Itália, a Camorra, sem frescuras, que quem não gostou é porque não imagina a realidade, mas pra mim é um merda. Dormi na primeira vez que tentei vê(a tarde!!) e me forcei a ver até o final. Parece uma eternidade, faz tempo que um filme num faz isso comigo.



Avaliação: "Merda"



Ficha Técnica: Gomorra, Itália, 2008



Sinopse

Toto (Salvatore Abruzzese) tem 13 anos e trabalha como mensageiro de um grupo de traficantes de drogas e armas. Pasquale (Salvatore Cantalupo), alfaiate contratado secretamente por chineses para formar operários, descobre subitamente que sua vida corre perigo. Don Ciro (Gianfelice Imparato) é responsável por levar dinheiro a famílias cujos membros estão presos ou mortos. Como eles, outros tantos habitantes de Nápoles e da região da Campanha têm suas vidas regidas pela Camorra, a tradicional máfia local que alimenta uma espiral de violência sem fim.



Direção: Matteo Garrone

Gênero: Drama

Duração: 137 minutos

Roteiro: Maurizio Braucci, Ugo Chiti, Matteo Garrone, Massimo Gaudioso, Roberto Saviano e Gianni Di Gregoria, baseado em livro de Roberto Saviano

Elenco: Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino, Vincenzo Altamuro, Italo Renda, Gianfelice Imparato

iMDB













quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lock, Stock and Two Smoking Barrels e RocknRolla

Hoje vai ser 2 em 1, primeiro porque fica mais fácil de escrever, segundo porque são 2 filmes do mesmo diretor Guy Richie. Os filmes do Guy Richie tem um pouco da linguagem do Tarantino, são filmes violentos, diálogos curiosos, armas, diferentes grupos se chocando de maneira esdruxulas. Os filmes tem fórmulas parecidas, que também é uma característica de "Snatch", que tem muito de video clipe, que foi onde o Guy Ritchie começou. Outra coisa que chama atenção é a trilha, que normalmente é de bom gosto mesmo quando não é algo conhecido.



Pra destacar separadamente, o primeiro filme é bem melhor, a história se destaca, as ligações entre os diferentes grupos é mais interessante :P. Espero que o cara se renove, não porque a fórmula já cansou totalmente, mas pode cansar. Esse tipo de coisa deve estar sempre se atualizando, sem perder o que tem de bom.



P.S.: To meio atrasado com os posts, talvez coloque só as informações de alguns filmes, depois escreva mais.



Avaliação: Vale a Pena



Ficha Técnica: Lock, Stock and two Smoking Barrels, Inglaterra, 1998



Sinopse

Eddy (Nick Moran) e seus três amigos, Sabão (Dexter Fletcher), Bacon (Jason Statham) e Tom (Jason Flemyng) estão sempre metidos em enrascadas. Eles acabam descobrindo uma sessão secreta de jogos de cartas comandada por um “negociador”, Harry Machado (P.H. Moriarty), e resolvem juntar suas economias para tentar ganhar um dinheiro fácil, já que Eddy é um “especialista em ganhar”. Depois de perder muito mais do que poderiam, eles tem de pagar o que devem sob a pena de perderem um dedo a cada dia de atraso. Quando escutam que seus vizinhos pretendem fazer um grande assalto, os seus problemas parecem ter sido resolvidos.



Diretor: Guy Ritchie

Duração: 107 min

Roteiro: Guy Ritchie

Gênero: Comédia / Crime

Elenco: Jason Flemyng, Dexter Fletcher, Nick Moran, Jason Statham, Steven Mackintosh

iMDB



----------



Avaliação: Mais ou menos



Ficha Técnica: RocknRolla, Inglaterra, 2008



Sinopse

A comédia de ação é uma viagem perigosa pelo mundo do crime organizado e pelo submundo da Londres dos dias de hoje, quando as drogas configuram um mercado mais forte do que o imobiliário, e os criminosos são seus audaciosos empresários. Mas, para qualquer um que vise entrar nesse negócio – desde o bandido mais inexperiente como One Two (GERARD BUTLER) ao misterioso bilionário russo Uri Omovich (KAREL RODEN) – só existe um homem a procurar: Lenny Cole (TOM WILKINSON).



Diretor: Guy Ritchie

Duração: 114 min

Roteiro: Guy Ritchie

Gênero: Ação / Comédia

Elenco: Gerard Butler, Tom Wilkinson, Thandie Newton, Idris Elba

iMDB

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Vick Cristina Barcelona

Na minha opinião Woody Allen deve voltar correndo pros EUA, mais precisamente Nova York. A história de fazer filme na Europa não combina com ele, descaracteriza um pouco seu estilo e perde uma das suas principais personagens, a cidade.



Vick Cristina Barcelona me parece um filme preguiçoso(a narração é intrometida demais, só falta ler as falas de cada personagem), tá mais pra uma propaganda da cidade do que um filme que tenta contar uma história. Até a Penélope Cruz aparecer(o que só aconteceu depois da metade do filme) eu juro que pensei em parar. Não to dizendo que o filme é uma porcaria, mas não estava empolgando muito.





A scarlet é muito bonita mas não me convence muito, o Javier Bardem, que destroi em "No Country for Old Men", acabou aceitando um papel que não exigiu nada dele, chato, que só ver o filme passar. A Rebecca Hall vai até bem, mas pô, a mulher praticamente protagoniza grande parte do filme e nem no poster ela aparece kkkkkk, tá bom que ela é novata, os outros 3 tênm maior apelo, mas....



Quando a Penélope aparece, o filme ganha um vida nova, diferente do Javier ela tem o melhor papel do filme e cuida dele muito bem, gosto dela, muito legal como ela atua, não é atoa que o oscar só notou ela no filme



Avaliação: Mais ou menos



A avaliação vai pra "mais ou menos" por três motivos, o filme "uma merda", barcelona é bonita pra cacete e a Penélope tá muito bem. Claro que eu devia tirar pontos por Woody demorar tanto pra deixar ela aparecer.



P.S.: Pra quem não sabe essa história de filmar fora dos EUA não tem nenhum lado artístico, na verdade tá cada vez mais complicado conseguir locações e incentivo lá. Woody Allen gravou três filmes em Londres(que tem um ar até que "semelhante" a Nova York, algo mais cinza, não tão ensolarado) e então foi convidado pra rodar algo em Barcelona.





Ficha Técnica: Vicky Cristina Barcelona, EUA/Espanha, 2007



Sinopse

Duas jovens americanas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) viajam para Barcelona para passar as férias de verão. Vicky é sensível e está com casamento marcado já Cristina é uma aventureira tanto emocionalmente como sexualmente. Em Barcelona, elas se envolvem em uma série de encontros românticos com Juan Antonio (Javier Bardem), um carismático pintor, que ainda está envolvido com sua ex-esposa tempestuosa Maria Elena (Penélope Cruz). Com o luxuoso visual do Mediterrâneo e a sensualidade de Barcelona, Vicky Cristina Barcelona é uma engraçada e liberal celebração do amor e todas as suas configurações.



Diretor Woody Allen

Gênero: Comédia

Roteiro: Woody Allen

Duração: 96 min

Elenco: Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Rebecca Hall, Javier Bardem

iMDB













quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

I Am Trying to Break Your Heart

De antemão queria agradecer a Augusto pela dica, bela dica. Documentário muito bom, verdadeiro, sobre gravação e lançamento do quarto disco do Wilco, "Yankee Hotel Foxtrot.". Resumindo o que o documentário trás é a vida boa e fácil de uma banda de rock, auhauahauhahu, pra não dizer o contrário.



Mesmo com um grande album nas mãos, mais vendido até então, o Wilco penou pra que esse album fosse lançado da meneira como eles queriam. O documentário(lembrem, lançado em 2002) mostra como a quebra de braço entre banda e gravadoras é dura. Além disso, o filme está recheado músicas do wilco, tanto como trilha quanto em apresentações ao vivo, que são muito boas por sinal.



Não sei como foi, pra um fã da banda, assistir como foi todo esse processo, mas pra mim que conheço pouca coisa deles foi bem interessante conhecer primeiro a banda antes de conhecer realmente sua música, principalmente por saber que eles respeitam e confiam no que desenvolvem.



Pra completar o excelente trabalho o dvd lançado em 2003 vem com mais 70 min de extras, making-of, fora mais 17 músicas que não estão no filme e um livro, tipo diário do diretor.



Um último comentário, uma situação bem sacana é chegar pra um artista/compositor e perguntar como vai ser seu novo trabalho, se é parecido com o anterior, se tem algo que lembre algo antigo, sei lá, principalmente pra alguém como o Jeff Tweedy, que parece um cara meio desligado, que não gosta de muita conversa.



Avaliação: Vale a Pena.



Ficha Técnica: I Am Trying to Break Your Heart, EUA, 2002



Sinopse(não achei em português)



In early 2000, the Chicago-based, country-influenced rock band Wilco began preparing for the recording of their fourth record, YANKEE HOTEL FOXTROT. Filmmaker/photographer Sam Jones went along with... In early 2000, the Chicago-based, country-influenced rock band Wilco began preparing for the recording of their fourth record, YANKEE HOTEL FOXTROT. Filmmaker/photographer Sam Jones went along with them to document a band at the height of its creative powers. What started as a simple documentary about the making of a record became a far more dramatic saga when, early in the recording process, drummer Ken Coomer left the band. Then, months later, friction between vocalist/chief songwriter Jeff Tweedy and multi-instrumentalist Jay Bennett resulted in Bennett's departure. Adding to the setbacks, upon the completion of the record, Wilco's longtime label, Reprise, rejected it and released the band from its roster. I AM TRYING TO BREAK YOUR HEART chronicles the critically-acclaimed band's efforts to overcome these difficulties--efforts which eventually helped to make FOXTROT the band's most successful release. Director Jones intimately captures the band on 16mm black and white film as they perform over twenty songs. More importantly, he also captures the pitfalls that develop when strong personalities embark on a collaborative creative endeavor. Fans of the band will have plenty to cheer about, while the uninitiated will come away with further cinematic proof of the difficulty of achieving the rock and roll dream.



Direção: Sam Jones

Duração: 99 min.

Genre: Documentário

"Elenco": Jeff Tweedy, John Stirrat, Leroy Bach, Glenn Kotche, Jay Bennett, Tony Margherita

iMDB

Kung Fu Panda

Animação da Deamworks, muito divertida. Rapaz não me alongar falando dela não, todo mundo sabe que ultimamente as animações(principalmente Dreamworks e Pixar) são muito bem feitas, com efeitos fora de série e roteiros pra família toda. Esse é mais um desses casos.



Avaliação: Mais ou menos





Ficha Técnica: Kung Fu Panda, EUA, 2008



Sinopse

Po (Jack Black) é um urso panda desajeitado, que trabalha no restaurante de macarrão de sua família. Um dia ele é surpreendido ao saber que foi escolhido para cumprir uma antiga profecia, o que faz com que treine ao lado de seus ídolos no kung fu: os mestres Shifu (Dustin Hoffman), Garça (David Cross), Tigresa (Angelina Jolie), Louva-deus (Seth Rogen), Macaco (Jackie Chan) e Víbora (Lucy Liu). Quando o traiçoeiro leopardo da neve Tai Lung (Ian McShane) retorna, cabe a Po defender o Vale da Paz.



Gênero: Animação

Duração: 99 min.

Direção: Mark Osborne e John Stevenson

Roteiro: Dan Harmon, Rob Schrab

Elenco: Jack Black, Dustin Hoffman, Angelina Jolie, Ian McShane, Jackie Chan, Seth Rogen, Lucy Liu

iMDB















Milk

Mais um bom trabalho do Gus Van Sant. Cada vez fico mais fã do trabalho dele, Paranoid Park e Elephante são 2 grandes filmes e Milk não fica muito atrás. O filme conta a história real de Harvey Milk, um ativista gay que resolve lutar pelos direitos de sua classe através da política. Fica claro que o diretor mudou um pouco sua pespectiva, largando o cinema arte e partindo pra algo mais documental. O que pra mim poderia ser uma perda, já que sou fã da câmera do Gus, de como pra ele a maneiro como a cena é montada vale mais do que um diálogo ou do que uma grande atuação, mas ele mostrou que não está limitado a uma fórmula.



Além disso, Gus deixou de lado os atores jovens e inexperiente e partiu pra um time de primeira. Pra começar, quem vive o Harvey Milk é o grande Sean Penn(falo como fã mesmo!), atuação corajosa e firme, num papel que não é simples. Nos últimos anos o Sean acertou mais do que errou nas suas atuações, candidato/favorito ao prêmio de melhor ator no oscar desse ano.



É preciso destacar o trabalho dos coadjuvantes nesse filme, o james franco vivendo, talvez, o grande amor da vida do Harvey, Emile Hitch e diego Luna, o primeiro como grande pupilo de Harvey e o segundo como um(possessivo) dos seus namorados. Josh Brolin também rouba a cena como o grande opositor do Harvey, "lobo em pele de cordeiro".



Desde do início notei que não seria o filme fácil de se ver, basta saber que o Harvey era um supervisores na prefeitura de São Francisco, na California. No filme você pode verificar bem porque a cidade tem tanta fama, na verdade, no filme você pode ver o primórdio dessa fama. Algo me diz que pera vai assistir esse filmes mais de uma vez.



Avaliação: Vale a Pena



Quando coloco que vale a pena ver o filme é porque essa história vale a pena conhecer, as atuações são muito decentes e o Gus Van Sant fez um trabalho muito bom, além do Harvey ser uma figura forte seus "coadjuvantes" também possuem histórias interessantes.



Ficha Técnica: Milk, EUA, 2008



Sinopse

Uma cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, interpretado por Sean Penn,

sendo o primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos. No ano seguinte, Milk foi assassinado por um adversário de carreira política desconsolado com a perda nas urnas.



Direção: Gus Van Sant

Elenco: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, James Franco, Diego Luna, Allison Pill

Duração: 128 min.

IMDb